Hoje em dia muito se fala em escaneamento intraoral. Aqui nesse post vamos explicar um pouquinho do que é o escaneamento e como ele funciona.
O Escaner é em si é um aparelho similar a um computador, conectado a um sensor. Esse sensor, quando passado dentro da boca do paciente, é capaz de reconhecer as estruturas, reconstruindo-as tridimensionalmente em uma imagem no visor. Em outras palavras, o escaneamento nos permite a obtenção de uma cópia digitial 3D da boca do paciente na tela. A técnica, além de segura (pois não faz uso de radiação), é super eficiente: em poucos minutos (3-10 minutos) o exame já está pronto!
O escaneamento veio para evolucionar a odontologia, substituindo as moldagens convencionais, proporcionando maior praticidade e conforto para o paciente.
Através dessa tecnologia, conseguimos realizar planejamentos digitais muito mais precisos, aumentando a previsibilidade e precisão dos trabalhos.
Existem no mercado hoje inúmeras marcas e empresas especializadas em oferecer esse serviço, cabendo ao cirurgião dentista avaliar o que melhor se enquadra nas suas necessidades clínicas. Para além das marcas, no entanto, é importante ressaltar que, apesar da tecnologia super desenvolvida, o escaneamento ainda conta com algumas limitações como, por exemplo, escanear regiões que apresentam sangramento ou subgengivais (em baixo da gengiva).
Comments